
Esta é a questão com que muitas pessoas se debatem neste momento. Devo comprar ou arrendar, é a maior dúvida que se coloca. A bem da verdade, ninguém consegue prever o que vai acontecer no futuro. Ainda não tínhamos recuperado da pandemia e começou uma guerra que nos afeta a todos de alguma forma. A inflação sobe de forma galopante e mais galopante ainda, os bens de consumo primário, a energia , os bens alimentares, etc.
As taxas de juro estão a subir, mas a bem da verdade elas estão a normalizar! O que não era normal era termos dinheiro emprestado de graça. Os bancos não são nossos amigos, são no máximo, nossos financiadores . Ganham dinheiro connosco e com o dinheiro que nos emprestam. Sempre foi assim e assim vai continuar a ser. O banco empresta-nos dinheiro, nós compramos uma casa e um dia sabemos que a casa será nossa. É uma troca!
Neste cenário de aumento continuo das taxas de juro, a questão principal que deves analisar em primeiro lugar, é a tua capacidade de endividamento ! Coloca um cenário pessimista com taxas de 3% a 5% , já lá estivemos! Só para ter uma ideia de quanto podes vir a ter de pagar por um empréstimo bancário caso as coisas se compliquem ainda mais. Fala com um mediador de crédito , ele vai apresentar todos os cenários possíveis, desde taxas fixas a taxas mistas, há várias soluções e vários modelos de empréstimo. Neste momento, mais do que nunca, deves procurar toda a informação possível sobre esta questão.
Não quero ser pessimista mas acho que a prudência e o calculismo devem entrar nesta equação. Deixar de comprar casa porque os juros estão a aumentar não me parece a melhor decisão , mas sabendo que as prestações estão a subir , nessa medida, talvez devas considerar o valor que vais despender por um imóvel. Com este cenário podes vir a reconsiderar o valor da casa que queres comprar e com isso, a localização e a tipologia! Mas , na minha opinião, continua a ser preferível investir em naquilo que é nosso.
Sobre o Arrendar versus Comprar, se comprar está mais caro, arrendar vai com certeza ficar mais caro também. Os novos contratos de arrendamento já terão valores mais altos, é certo. Muitos dos proprietário de imóveis são investidores , e muitos deles recorreram à banca para se financiar uma vez que o dinheiro era barato. Pois bem, agora, com o aumento das taxas de juro, os senhorios nesta situação, mal seja possível, vão aumentar as rendas dos novos contratos. Não digo que todos os senhorios vão ter esta postura até porque há senhorios com capitais próprios, esses têm outra “liberdade” de decisão. Mas prevejo que o futuro para os arrendamentos seja igualmente bastante complicado e, complicado por complicado, é preferível pagar ao banco uma renda, e fazer um investimento mensal no nosso património.
Em resumo, acima de tudo deves fazer as tuas contas muito bem feitas e ponderar o quanto queres gastar. Não te esqueças que a despesa com mensalidade da casa não deve ser superior a 30% do teu orçamento!
Vê este vídeo que fiz sobre taxas de juro empréstimos bancários etc. Espero que gostes e que subscrevas o meu canal https://youtu.be/FO9k3xXLjvE
