Vai vender a sua casa?!

Se quer vender a sua casa, deve em primeiro lugar, pensar se tem disponibilidade de tempo, conhecimento e competência para o fazer sozinho. É claro que pode sempre meter-se nessa aventura por conta própria, no entanto, devo desde já dizer-lhe que contratar um profissional de confiança vai trazer várias vantagens e não fica tão caro quanto isso, especialmente se os objectivos forem cumpridos.

Em primeiro lugar, verifique se tem consigo toda a documentação necessária para a transação. Se contratar um profissional de mediação, ele verifica toda a documentação necessária, e obtém os documentos que eventualmente possam estar em falta, pelo menos é assim que eu trabalho com os meus clientes.

Desde a Caderneta Predial Urbana, à Certidão do Registo Predial, passando pela Licença de Habitabilidade ou isenção da mesma se for o caso, ao Certificado Energético e Plantas, estes são os documentos necessários! Deve também ter a preocupação de que toda a informação que consta nos documentos é coerente entre si, não são raras as vezes em que existem discrepâncias. Se falarmos de uma herança , aí as coisas complicam um pouco, ou até mesmo bastante, depende dos casos, mas ao trabalhar com um profissional certificado sabe que a agencia imobiliária tem um departamento jurídico que o auxilia em todo o processo. Pelo menos, é este serviço que na Casa da Portela prestamos aos nossos clientes. Quem contrata um profissional não deve ter qualquer tipo de preocupação ou stresse.

Passando esta fase burocrática, e partindo do principio de que foram feitos pelo menos dois estudos de mercado baseados em factos e números reais de transação, chega a parte de promover o imóvel em si mesmo, e é aqui que uma vez mais, um bom profissional faz toda a diferença! Desde uma sessão fotográfica profissional, a visitas 3D , passando pelos vídeos , virtual home-staging ou home staging, open Houses, safaris etc , são várias as ações que um profissional de excelência pode fazer para divulgar a sua casa. Isto tudo só para colocar e promover a sua casa no mercado.

Depois disto vem a próxima fase que talvez seja a mais complexa, partindo do principio de que o imóvel está a ser promovido por preço justo e com as devidas acções de marketing, iniciam-se os contactos de potenciais compradores. É aqui que as coisas se começam a complicar , se está a vender o imóvel por conta própria desejo-lhe boa sorte para esta fase! Desde os turistas imobiliários , aos compradores que não fazem a minima ideia do que podem efectivamente comprar, passando por pessoas quem nem sequer sabem se têm crédito aprovado, a panóplia de pessoas que gosta de ver casas só por ver é imensa e um profissional sabe muito bem qualificar e fazer a triagem de potenciais clientes. Somos treinados para isso, afinal de contas, o tempo é precioso e cabe ao profissional não fazer visitas aos imóveis sem primeiro saber se existe uma probabilidade de compra mesmo que depois a mesma não se venha a verificar, como é obvio.

Esta fase das visitas tem muito o que se lhe diga e um proprietário deve ter em mente que a sua casa deve estar o mais bem apresentada possivel. A casa deve estar limpa, arejada, bem iluminada, sem qualquer tipo de odor e se possivel, ter plantas e flores frescas. Apresentar a casa no seu melhor e fundamental, por isso é que eu gosto de chegar sempre 30 minutos antes da hora para arrumar alguma coisa que não esteja arrumada, gosto de abrir as janelas , ligar as luzes etc. Enfim, cabe-me a mim tornar o imóvel o mais atraente possivel, é este o meu trabalho. E valorizando as casas que elas se podem vender pelo melhor preço. Pessoalmente nunca faço visitas com o proprietário do imóvel presente, as visitas devem decorrer sem qualquer tipo de constrangimento para quem vende e para quem compra. Assim, quem visita pode criticar à vontade e quem vende não tem que assistir à invasão do seu espaço.

Partindo do principio de que já temos um comprador interessado, vem aí a fase da proposta de compra, da contra-proposta e do fecho de negócio. Tem a certeza de que tem caracteristicas de negociador nato?

Depois do fecho do negócio vem a fase do contrato promessa de compra e venda, com ou sem contingências. Na minha opinião as contingências devem ser apresentadas num momento prévio da apresentação do valor de compra e nunca na fase de elaboração da minuta. Nos negócios , a clareza e transparecia é fundamental para que tudo corra pelo melhor!

Enfim, vender um imóvel, ao contrário do que muita gente pensa, tem muito o que se lhe diga e, se eu vos contasse as aventuras e desventuras que acontecem em muitos processos, seria mais fácil de entender a complexidade deste negócio e as dores de cabeça que pode dar a quem trabalha nesta área. Mas é para isso que me pagam, para ser eu a ter as dores de cabeça e nunca os meus clientes, a minha missão é fazer com que todo o processo corra sem sobressaltos!

Há várias razões para contratar alguém de extrema confiança para resolver uma transação desta dimensão . Deixo no entanto um conselho, antes de contratar um mediador imobiliário, informe-se antes da sua reputação e competências. Faça perguntas sobre o tipo de serviço que o profissional lhe pode prestar e, acima de tudo, perceba se está a lidar com alguém que o ouve e que fala a mesma lingua!

Boa sorte!

Publicado por Margarida Hilário

Sou consultora imobiliária no Porto "O meu trabalho é essencialmente servir os interesses dos meus clientes, sejam eles proprietários ou compradores. Aconselhar e orientar para que as transações imobiliárias decorram sem contratempos e de forma eficaz. Profissionalismo e seriedade são os meus valores principais , eficácia nos resultados a minha ambição! Caso pretenda comprar ou vender a sua casa , contacte-me!"

Deixe um comentário